segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aprovado projeto que exige transparência em reajuste de tarifa de transporte

Foi aprovado, na noite desta quarta-feira (3), o Projeto de Lei nº 3546/12, do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que obriga a administração a tornar públicas – com transparência e simplicidade – as planilhas de custos e lucros das empresas de transporte coletivo utilizadas como suposto fundamento para revisão de tarifas.

O PL havia sido apresentado em março deste ano e tinha uma tramitação lenta até o momento, encontrando muita resistência. Foi através da pressão popular dos últimos dias que teve seu encaminhamento em regime de urgência a partir de pedido da liderança do PSOL, que foi referendado pelas lideranças dos demais partidos, com exceção do PSDB.

Agora o PL segue para análise do Senado Federal. Se aprovado, tanto os cálculos usados para fazer a revisão tarifária quanto os fundamentos da decisão de aumento deverão ser divulgados pelo Poder Público. Ivan ressaltou a importância da participação popular nas decisões do poder público. Segundo o deputado, o projeto é uma tentativa de trazer a sociedade para o debate, de maneira que a população seja corresponsável pelas decisões tomadas.

Atualmente, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) garante publicidade nos processos de aumento de tarifa apenas em casos extraordinários.


Íntegra da proposta:





Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário